Como concatenar colunas no Excel

Resumo: Aprenda algumas alternativas para concatenar colunas (unir várias colunas em uma só) no Excel.

Já faz algum tempo que publiquei um vídeo no YouTube ensinando a dividir um único texto, com valores separados por ponto e vírgula, em várias colunas.

Para fazer isso, a gente utiliza o recurso Texto para Colunas e consegue o seguinte resultado:

EXCEL: Resultado Texto para Colunas

Nos comentários desse vídeo surgiu uma dúvida interessante:

Como fazemos o inverso? Como pegamos uma planilha com várias colunas e transformamos em apenas uma com os dados separados por ponto e vírgula?

A gente consegue fazer isso de várias formas, cada forma com suas vantagens e desvantagens…

Para explicar melhor, montei essa simples tabela que vamos utilizar aqui nesse post:

EXCEL: Concatenar Colunas - Tabela Inicial

Nós vamos concatenar (unir) os valores das três colunas em uma só, separando os valores por ponto e vírgula.

Exemplo: Bruno;8;6 / Renato;10;7 / Camila;8;9

Você pode fazer o download da planilha utilizada nesse texto clicando aqui.

Concatenar poucas colunas manualmente (usando &)

Se você tem poucas colunas para unir e quer uma solução rápida, pode utilizar o & para juntar os valores.

Vamos começar juntando os valores das duas primeiras colunas:

EXCEL: Concatenar Colunas - Unindo 2 colunas com &

Agora precisamos adicionar o delimitador, ou seja, o caractere que vai separar os valores (no nosso exemplo, o ponto e vírgula).

Quando estamos montando uma fórmula no Excel e precisamos informar um texto, colocamos esse texto entre aspas (exemplo: “assim”).

Então, para separar os valores com um ponto e vírgula, fazemos assim:

E para finalizar, usamos a mesma lógica para a terceira coluna:

EXCEL: Concatenar Colunas - Unindo três colunas com separador

A lógica é simples, porém, quanto mais colunas temos, mais confusa a fórmula fica. Isso porque precisamos usar múltiplos & e lembrar de colocar o delimitador entre as referências das células.

Veja como ficaria com 10 colunas:

=C7&";"&D7&";"&E7&";"&F7&";"&G7&";"&H7&";"&I7&";"&J7&";"&K7&";"&L7

Fica um pouco confuso e é por isso que esse método só é indicado para concatenar poucas colunas.

Concatenar poucas colunas manualmente (usando CONCAT)

Aproveitando a oportunidade, quero apresentar uma alternativa ao uso do & para concatenar valores. É a função CONCAT.

Para utilizar essa função, basta informar os valores que quer concatenar (inclusive o delimitador):

EXCEL: Concatenar Colunas - Unindo três colunas usando CONCAT

A diferença entre usar a função CONCAT e o & não é grande, por isso, escolha o método de sua preferência.

Concatenar colunas informando um separador (usando UNIRTEXTO)

A partir do Excel 2016 nós temos à disposição a excelente função UNIRTEXTO.

EXCEL: Sintaxe da função UNIRTEXTO

Essa função é perfeita para o que precisamos, pois ela recebe um intervalo de valores e se encarrega de separar esses valores com um delimitador automaticamente.

A solução do nosso caso utilizando essa função fica assim:

EXCEL: Concatenar Colunas - Unindo três colunas usando UNIRTEXTO

Esse método é muito melhor, principalmente quando temos muitas colunas para unir.

A única “desvantagem” é que exige a versão mais atual do Excel. Eu não chamaria de desvantagem porque eu realmente recomendo que você tenha a versão atual do Excel através do Office 365 (veja aqui como comprar a licença por um bom preço).

Unir várias colunas em uma usando o Power Query

O método que vou mostrar agora é o melhor se você precisa realizar esse procedimento com muita frequência (exemplo: 1 vez por dia) e só precisa da coluna com os valores concatenados, descartando as colunas individuais.

Para iniciar, precisamos carregar uma fonte de dados (uma planilha Excel, um arquivo CSV, um banco de dados…). No nosso exemplo, será uma planilha Excel:

EXCEL: Concatenar Colunas - PowerQuery - Obter Dados

Eu vou carregar a própria planilha que estamos usando aqui nesse post, mas poderia ser um outro arquivo (que você recebe de alguém todos os dias, por exemplo):

EXCEL: Concatenar Colunas - PowerQuery - Obter Dados

Como estamos usando uma planilha Excel, temos que informar qual guia dessa planilha queremos usar. Escolha a guia e aproveite a pré visualização para ter certeza que é a correta.

Após escolher, clique em Editar:

EXCEL: Concatenar Colunas - PowerQuery - Obter Dados

Agora você vai visualizar a janela Power Query Editor. É aqui onde vamos aplicar as transformações em nossos dados (sem modificar a fonte original).

Esse editor oferece várias opções e é bem intuitivo. Vale a pena olhar as opções no menu e experimentar algumas.

Para a nossa tarefa, vamos selecionar as três colunas (podemos usar o atalho CTRL+A para isso), clicar com o botão direito do mouse no cabeçalho de uma coluna e usar a opção Mesclar Colunas:

EXCEL: Concatenar Colunas - PowerQuery - Mesclar Colunas

Preenchemos as opções do Mesclar Colunas, informando qual será o separador (ponto e vírgula) e qual nome queremos dar para a nova coluna:

EXCEL: Concatenar Colunas - PowerQuery - Mesclar Colunas

Com isso chegamos ao resultado esperado. As três colunas foram concatenadas em uma só:

EXCEL: Concatenar Colunas - PowerQuery - Mesclar Colunas

O melhor de tudo é que o Power Query grava as etapas realizadas e, numa próxima vez, vai executar todas as etapas novamente.

As etapas nesse nosso exemplo são:

  1. Abrir a fonte de dados (a planilha Excel)
  2. Escolher a guia informada (guia “inicial”)
  3. Mesclar todas as colunas, separando por ponto e vírgula

EXCEL: Concatenar Colunas - PowerQuery - Etapas

Para continuar, clique em Fechar e Carregar. As etapas serão salvas e as informações carregadas na planilha Excel:

EXCEL: Concatenar Colunas - PowerQuery - Fechar e Carregar

EXCEL: Concatenar Colunas - PowerQuery - Dados Prontos

Se quiser executar as etapas novamente (exemplo: houve uma atualização na fonte de dados utilizada), clique com o botão direito nos dados e escolha Atualizar:

EXCEL: Concatenar Colunas - PowerQuery - Atualizar

Considerações Finais

Temos várias opções de resolver esse problema e agora você já conhece as vantagens e desvantagens de cada uma.

Se tiver dúvidas, envie nos comentários.

Bons estudos.

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Tutoriais

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